BOLSISTAS



Cristiane da Rosa Elias

Graduanda do 3° período do curso de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem como principal interesse o estudo da cultura afro-brasileira e das representações sobre o papel do negro em nossa sociedade.   
É bolsista no Laboratório de Políticas Públicas da UERJ (LPP/UERJ) nos projetos "O Negro no pensamento social brasileiro" e "Discutindo a África na sala de aula", sob a orientação e coordenação de Cláudia Calmon e Silvio Lima, onde auxilia na organização de palestras e elabora verbetes sobre os principais teóricos que discutiram a questão racial no Brasil.
Atua também como voluntária no Centro Cultural Cartola em um projeto que busca resgatar e preservar o patrimônio imaterial e material do samba, por meio da organização de um acervo iconográfico e sonoro que reúne a produção musical de Cartola e de outros músicos de sua geração.


 LUCIANE DOMINGUES RIBEIRO
 

Graduanda do 9° período do curso de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem interesse no estudo da questão da  identidade cultural no Brasil contemporâneo.
Foi bolsista do CNPq no projeto CAC (Comunicação, Arte e Cidade), vinculado à pesquisa “Comunicação, Cultura e Cidadania”, na Favela da Mangueira, sob a orientação do Professor Doutor João Luís de Araújo Maia. Neste projeto realizou pesquisas de campo, articulando o trabalho com história oral com o conceito de memória, a fim de investigar a popularização da Candelária, sub-bairro referida favela.
Deu aulas de história para alunos do 7°, 8° e 9° anos, no “Projeto Autonomia Carioca” da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 
Atualmente é bolsista do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ (LPP/UERJ), atuando nos projetos “Discutindo a África na sala de aula” e “O negro no pensamento social brasileiro”, onde auxilia na organização de palestras, elabora sinopses de documentários e curtas sobre as culturas africana e afro-brasileira, além de desenvolver e apresentar oficinas, sob a orientação e coordenação de Cláudia Calmon e Sílvio Lima.




 


Patrícia da Silva Costa


Graduanda do 5° período do curso de história da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), realiza trabalho voluntário como assistente de alfabetização de jovens e adultos, na Escola Municipal Nossa Senhora de Loreto.
     Atualmente é bolsista do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ (LPP/UERJ) nos projetos "Discutindo a África na sala de aula" e "O Negro no pensamento social brasileiro", onde auxilia na organização de palestras, elabora sinopses de documentários e curtas sobre as culturas africana e afro-brasileira, além de desenvolver e apresentar oficinas, sob a orientação e coordenação de Cláudia Calmon e Sílvio Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário