BELUCE,
Bellucci (org.). Introdução à história da África e da cultura
afro-brasileira. Rio de Janeiro: UCAM, CEAA, CCBB, v. 1, 2003.
BITTENCOURT,
Marcelo. As referências Angola-Brasil: referências e contatos. In: Brasil/África:
como se o mar fosse mentira. CHAVES, Rita; SECCO, Carmen; MACÊDO, Tânia
(orgs.). Maputo: Imprensa Universitária. Universidade Eduardo Mondlane, 2003.
FREIRE,
Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau,
São Tomé e Príncipe. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2003.
HERNANDEZ,
Leila Leite. A África na sala de aula:
visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
LIMA, Monica. História da África:
temas e questões para a sala de aula. Rio de Janeiro/UFF: Periódico do Programa de Educação sobre o Negro, n. 7, vol. 6, 2006.
LOPES, Ana
Mônica; ARNAULT, Luiz. História da
África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.
MATTOS, Hebe
Maria. O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil.
In: Ensino de história: conceitos,
temáticas e metodologia. ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
OLIVA,
Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares: representações e
imprecisões na literatura didática. Revista Estudos Afro-Asiáticos, ano 25, n.
3.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Diálogos entre as representações dos
africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo
Atlântico (1990-2005). Tese de doutorado. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/1132.
ROCHA,
Helenice A. B.; REZNICK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). A história na escola. Rio de Janeiro:
Editora FGV, 2009.
UNESCO. Coleção História Geral da África.
Disponível para download em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/general-history-of-africa/
UNESCO. Coleção História Geral da África.
Disponível para download em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/general-history-of-africa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário