MÍDIA

Hotel Ruanda


Hotel Rwanda (em português o filme ganhou o título de  Hotel Ruanda) é um filme de 2004, de gênero dramático, dirigido por Terry George e estrelado por Don Cheadle, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Desmond Dube e Sophie Okonedo. O filme é uma coprodução da Itália, Reino Unido e África do Sul, e relata a história real de Paul Rusesabagina, que foi capaz de salvar a vida de 1268 pessoas durante o genocídio de Ruanda em 1994. Logo depois das primeiras exibições, sua história foi imediatamente comparada com a de Oskar Schindler.

A Negação do Brasil




Vencedor do Festival "É Tudo Verdade de 2001", o documentário traz à tona a história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira. O filme é enriquecido com depoimentos de atores como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta e Maria Ceiça, entre outros, que contam suas experiências e discutem o preconceito contra artistas negros. O diretor Joel Zito Araújo, baseado em suas memórias e em uma minuciosa pesquisa, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros. Junto com o documentário, o autor lançou no mesmo ano (dezembro de 2000) o livro "A Negação do Brasil – o negro na telenovela brasileira" pela Editora Senac.
Ano: 2000. Gênero: Documentário. Cor: Colorido/PB

Infância Roubada


Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Infância Roubada é um filme de gênero dramático  que desperta muita emoção ao narrar os seis dias da vida de um líder de uma gangue de Johanesburgo que furta o carro de uma mulher sem saber —  por estar em pânico e nervoso —  que o bebê dela está no banco de trás. Assustado com a situação, ele tenta manter a criança alimentada, ao mesmo tempo em que foge da polícia.
O filme foi considerado o "Cidade de Deus" africano,.
Direção: Gavin Hood
Elenco: Benny Moshe, Israel Makoe, Jerry Mofokeng, Mothusi Magano, Nambitha Mpumlwana, Percy Matsemela, Presley Chweneyagae, Zenzo Ngqobe

Amistad

Amistad é um filme de 1997, do gênero drama histórico, realizado por Steven Spielberg, e com roteiro escrito por David Franzoni.

Sinopse
A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em factos verídicos que ocorreram a bordo do navio La Amistad. O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até seu julgamento e libertação.
Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para os trabalhos na América do Norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território. 

Elenco
Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Nigel Hawthorne, Djimon Hounsou, Anna Paquin

Brasil uma história inconveniente

Sinopse do Filme

Portugal foi responsável pela maior emigração forçada da história da humanidade. De Angola chegou ao Brasil um número 10 vezes superior de escravos comparado à America do Norte. Este documentário, sobre o passado colonial do Brasil, foi realizado em 2000 por Phil Grabsky, para a BBC/History Channel. Ganhou um Gold Remi Award no Houston International Film Festival em 2001. Uma verdade inconveniente da história de Portugal.
Enquanto todo o mundo conhece a história da escravidão nos EUA, poucas pessoas percebem que o Brasil foi, na verdade, o maior participante do comércio de escravos. Quarenta por cento de todos os escravos que sobreviviam à travessia do Atlântico eram destinados ao Brasil, quando apenas 4% iam para os EUA. Chegou uma época em que a metade da população brasileira era de escravos. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 1888. O documentário tem depoimentos dos historiadores João José Reis, Cya Teixeira, Marilene Rosa da Silva; do antropologista Peter Fry e outras pessoas que contam os efeitos de séculos de escravidão no Brasil de hoje. Este é um importante documentário sobre a história dos negros, história africana e estudos latino americanos.

Vênus Negra

Sinopse do Filme:
Baseado em uma história real do século 19, o filme Vênus Negra conta a história de Saartjie, uma mulher nascida na África do Sul que mudou de continente com seu mestre Caezar, onde foi explorada.

A mulher chega a Londres para ser a maior atração de um show de horrores. Ela é chamada de Vênus de Hottentot e serve como item de diversão da sociedade branca da época, que se supreende com as formas físicas da mulher a quem consideram uma fera. Os espectadores observam seu corpo, seus trejeitos e chegam a tocá-la para sanar a curiosidade.
Em 1817, a africana chega à Paris, onde vira objeto de estudos do corpo médico da Escola Real de Medicina. O resultado das pesquisas com a mulher é categórica ao afirmar que Saartjie é o ser humano mais parecido com um macaco que eles haviam visto até então.

Sob a temática do preconceito e racismo, Vênus Negra integrou a programação do Festival de Veneza e do Festival Varilux de Cinema Francês (Brasil).

Elenco: Yahima Torres, Andre Jacobs, Olivier Gourmet, Elina Löwensohn
Produção: Charles Gillibert, Marin Karmitz e Nathanaël Karmitz
Diretor: Abdellatif Kechiche.

Quilombo

Quilombo é um filme de co-produção brasileira e francesa de 1984, do gênero drama, dirigido por Cacá Diegues.

Sinopse do Filme
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

Elenco
Zezé Motta, João Nogueira, Grande Otelo, Antônio Pitanga, Antônio Pompêo, Jofre Soares,  Caninde, Tony Tornado, Camila Pitanga, Jonas Bloch, Chico Diaz, Aniceto do Império, Maurício do Valle, Daniel Filho, Vera Fischer, Léa Garcia, Milton Gonçalves, Zózimo Bulbul, Arduíno Colassanti, Jorge Coutinho, Babaú da Mangueira, Dona Zica da Mangueira, Car



O Perigo de uma única História

A escritora nigeriana Chimamanda Adichie  fala de sua trajetória pessoal e acadêmica alertando para os estereótipos que perseguem a história da África e dos africanos.



Vista a minha Pele




Sinopse do Filme:
“Vista a minha Pele” é um curta-metragem que aborda a história de Maria, uma jovem branca que passa por diversas formas de exclusão, tanto econômica como social, por ter nascido num mundo onde as melhores oportunidades de vida são para pessoas negras. Neste mundo fictício os valores se invertem: os países mais importantes para a economia mundial são de origem africana e os países europeus são os que estão à margem da economia global.
Este curta-metragem do cineasta Joel Zito foi feito pela “Casa de Criação”, em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert - SP) em 2004,  nos obriga a uma reflexão sobre a padronização estética que nos impõem as grandes mídias, com a valorização de um modelo de  beleza branco, e desnuda a desigualdade racial que se reflete na diferença de oportunidades entre brancos e não-brancos."


Panteras Negras


Sinopse do Filme
Panteras Negras é um filme de 1995, baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de amigos  residente de Oakland, Califórnia,  que  para conter o abuso de poder dos policiais brancos decidem formar um partido, denominado panteras negras. Seu principal objetivo era patrulhar os guetos negros e proteger seus residentes contra a violência de policiais racistas, também se empenharam em trabalhos sociais como a distribuição de almoço para as crianças  e conscientizar a população negra americana de seus direitos.
Direção: Mario Van Peebles
Elenco: Kadeem Hardison, Bokeem Woodbine, Joe Don Baker, Courtney B. Vance.

Gênero: Drama



Consciência Negra


Comentários do sociólogo Muniz Sodré acerca da importância do dia da Consciência Negra.


Este vídeo explica sobre as cotas raciais e sociais de maneira bem detalhada, mostrando os perfis de estudantes que podem se inscrever nas cotas das Universidades públicas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário