QUEM SOMOS




Negro Educação e Sociedade reúne dois projetos acadêmicos, coordenados por Cláudia Calmon e Silvio Lima, cujo objetivo é refletir sobre as representações do negro na sociedade brasileira e o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Ambos os projetos foram desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cuja proposta de trabalho esteve sempre vinculada à problematização de questões de cunho social, com objetivo de discutir e propor soluções no combate às desigualdades.

O projeto Discutindo a África na Sala de Aula foi aprovado em 2011 pela Sub-Reitoria de Graduação (SR-1) e tem como proposta oferecer oficinas sobre o ensino de história da África e da cultura negra para graduandos e docentes das áreas de ciências sociais e humanas. As oficinas preconizam uma abordagem multidisciplinar, a fim de apontar diferentes vertentes para discussão do tema em sala de aula, com o propósito de contribuir para o debate pedagógico e sua aplicação efetiva nas escolas de ensino médio e fundamental.

O projeto O Negro no Pensamento Social Brasileiro foi aprovado em 2011 pela Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3), com objetivo de debater e estudar as representações sobre a diáspora negra no Brasil e seu papel na formação da nação propostas por diversos intelectuais desde o século XIX até à contemporaneidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário